09/04/2013

PROGRAMA BEM ESTAR – Reality da Chupeta

No início de sua vida a criança interage com o mundo predominantemente por meio da boca. O contato com a mãe, inclusive na amamentação, reforça esta relação bucal. Ocorre que nem sempre a mãe está disponível e a criança procura, por meio da boca inicialmente, se relacionar com o mundo a sua volta. É muito comum a criança usar o dedo para saciar seus hábitos, inclusive antes mesmo de nascer.

Programa Bem Estar com Gustavo Bastos sobre chupeta

Dedo, mamadeira ou chupeta? O que é melhor? O que é pior?

O ideal é que não se desenvolvam esses hábitos. Mas é cada vez mais raro, no mundo moderno, em que mães são tão ocupadas. O dedo tem como grande desvantagem estar sempre disponível para a criança. Não possui, ao contrário das chupetas modernas, características anatômicas favoráveis e causam mais danos ao desenvolvimento das arcadas e dos dentes. Mamadeira não deve ser usada como “calmante” para crianças, mas sim apenas como um veículo de alimentação. Mamadeiras antes de dormir podem causar cáries e quando usadas de madrugada, pior ainda… Como são pesadas, se forem usadas como chupetas podem causar danos maiores às arcadas e aos dentes. Chupeta faz menos mal pois pode ser negociada e retirada por volta dos 3 / 4 anos de idade sem grandes problemas.

É importante enfatizar que não existem regras rígidas com relação aos hábitos orais. Não existe uma idade limite para removê-los, pois os hábitos variam muito entre as crianças. Para cada situação utilizamos a tríade INTENSIDADE / DURAÇÃO / FREQUENCIA para avaliar o quão nocivo é o hábito.

Por que os dentistas indicam a chupeta ao invés do dedo e mamadeira?

Chupetas modernas tem formato anatômico favorável, saciam as crianças de seus desejos orais e podem ser removidas quando necessário.

Quais são as características que a chupeta deve ter?

Devem ter formato anatômico favorável, privilegiando o desenvolvimento em largura do “céu da boca”, devem ser fabricadas, de preferência, de uma única peça. Devem ser facilmente desinfectadas e ou esterilizadas. Por fim, devem ser resistentes para não rasgar ou soltar pedaços.

Todas as chupetas que são vendidas em farmácia são adequadas?

Não. Chupetas mais antigas parecem uma lâmpada e promovem a constricção da arcada dentária. Nem todas as chupetas resistem ao calor da água fervida, que muitas mães usam para “limpar”a  chupeta. Chupetas antigas eram feitas de inúmeros materiais, inclusive tóxicos etc… Chupetas modernas são mais seguras.

Como as chupetas devem ser lavadas e higienizadas?

Preferencialmente em água fervente ou usando higienizadores específicos. Nunca usar produtos de limpeza, sabonetes etc. pois podem deixar resíduos na chupeta.

Podemos amarrar a chupeta na criança? 

Nunca amarrar com toalhinhas ou barbante pois há o risco de estrangulamento, principalmente a noite. Durante o dia pode-se usar dispositivos que prendem na roupa. A noite deixar solta!

Programa Bem Estar sobre chupetas com Gustavo Bastos

Existe alguma idade ideal para oferecer a chupeta ao bebê?

Muitas mães oferecem quando a criança está muito agitada ou irritada. Isto pode acontecer a partir dos primeiros meses de vida.O ideal é não oferecer antes dos seis meses pois a criança pode recusar o peito da mãe.

Quais são os problemas que o uso prolongado de chupetas pode causar à criança?

Problemas no desenvolvimento da fala, problema no desenvolvimento das arcadas, pode haver mudança da posição dos dentes anteriores (criança fica dentuça) ou dos posteriores (mordida cruzadas), entre outros problemas. A criança pode também se acostumar a manter a sua língua em uma posição mais inferior dentro da boca, o que é péssimo!

Problemas de dicção e de fala. Por que os pais devem ficar atentos?

A criança está começando a falar e o uso PROLONGADO da chupeta empurra a língua para baixo e para frente atrapalhando na dicção. Importante lembrar sempre que a INTENSIDADE do hábito, a DURAÇÃO e a FREQUÊNCIA  precisam ser avaliadas. As vezes a chupeta não atrapalha em nada.  As vezes prejudica muito.

Problemas no desenvolvimento dos dentes e das arcadas? A chupeta é a culpada?

Muitos problemas tem origem genética. Problemas ditos “ambientais” são aqueles causados por fatores do ambiente ou sociais. Chupeta e dedo são ótimos exemplos. A chupeta inadequada quando usada de forma exagerada ou incorreta (chupar chupeta de lado por exemplo) trará consequências aos dentes e arcadas.

Pesquisas recentes sobre morte súbita e chupeta?

Algumas pesquisas recentes associam o uso da chupeta no primeiro ano de vida, principalmente ao dormir, com número menor de casos de morte súbita. Talvez a chupeta mantenha a língua do bebe numa posição mais anterior e inferior (desfavorável para dicção e desenvolvimento dos dentes) que impediria de “enrolar” e obstruir a garganta.

Pesquisas recentes sobre infecções de ouvido e chupeta?

Parece haver alguma relação com uso prolongado de chupetas e infecções de ouvido. Parece fazer sentido por uma série de motivos.

Quando a criança deve largar a chupeta?

Entre os 3 e 4 anos de idade. Mas isso não deve ser um dogma. Algumas vezes a criança abandona o dedo ou chupeta por si só em torno dos 3 anos. Outras vezes a criança insiste no hábito até os sete ou oito anos. A maturidade da criança, assim como o ambiente em que está inserida, devem ser levados em consideração. IMPORTANTE: Devemos levar em consideração também: irmãos, pais presentes ou não, brigas familiares, babás, pais separados etc…

Gustavo Bastos com Fernando Rocha no Bem Estar sobre Chupetas

Estratégias para largar o dedo e a chupeta. Radical ou aos poucos?

Existem várias estratégias para ajudar a criança a largar o dedo. O truque é tornar o hábito consciente. Esta é a chave do sucesso, pois a criança coloca o dedo na boca de forma inconsciente. Esparadrapo no dedo, aparelho no “céu da boca”, esmaltes com gosto e até mesmo pimenta no dedo podem ser usados. Luva também é uma ótima idéia.

A chupeta, ao contrário, é um hábito consciente, pois a criança “pede”, recebe ou procura a chupeta. O desafio é abandonar.

A criança pode deixar a chupeta de forma abrupta, ou seja, em uma determinada data combinada, viagem ou evento, tal como natal ou páscoa. É muito comum “trocar” a chupeta por uma atividade lúdica ou por um presente que tenha significado importante. Vale a pena o reforço positivo dos pais com relação aos preparativos deste evento. Atitude positiva dos pais é fundamental.

“Vamos no parque de diversão e deixar a chupeta lá” ou “Vamos trocar por um presente na data tal” ou “Vamos entregar pro coelho da páscoa que vai trazer os ovinhos” etc…

De forma gradual envolve tentar reduzir os eventos de uso da chupeta até que ela deixe de ser usada. Se a criança usa a chupeta 5 vezes por dia e para dormir a noite toda, tentar reduzir o número de vezes durante o dia gradualmente e tentar tirar da boca da criança depois que ela dorme. As vezes distrair a criança quando ela pede a chupeta é mais eficaz do que muitos pais imaginam. Só que dá trabalho… e nem todo mundo tem tempo.

IMPORTANTE: Tudo tem que acontecer sem stress. A criança precisa ser motivada e não criticada. Abandonar a chupeta é menos dramático do que o dedo, pois dedo PRECISA ser removido.

Importante lembrar que se a criança não consegue largar a chupeta, não é o fim do mundo. Os problemas de dicção e dentição podem ser corrigidos no futuro pela fono e pelo ortodontista.