24/11/2019

Seu sorriso, por Gustavo Bastos: “Tratamento ortodôntico — quando é necessário extrair dentes?”

Essa é uma pergunta frequente no consultório. A decisão de extrair dentes permanentes é, às vezes, motivo de angústia por parte dos pacientes e de seus responsáveis. Entretanto, essa alternativa deveria ser considerada com tranquilidade, pois pode representar uma excelente oportunidade para se atingirem melhores resultados funcionais e estéticos.

Esta é uma pergunta frequente no consultório. Mas, em que casos são necessários?

A decisão de extrair dentes permanentes é, às vezes, motivo de angústia por parte dos pacientes e de seus responsáveis. Entretanto, esta alternativa deveria ser considerada com tranquilidade, pois pode representar uma excelente oportunidade para se atingir melhores resultados funcionais e estéticos.

A resposta pode ser resumida basicamente em três razões: porque há falta de espaço para alinhar todos os dentes sobre os ossos maxilares; para melhorar a estética facial; ou para compensar discrepâncias de posição entre os ossos maxilares.

Para estabelecer se há ou não falta de espaço, o ortodontista mede o tamanho dos dentes permanentes do paciente e define o espaço necessário para alinhá-los. Em seguida, mede o espaço presente, ou seja, o comprimento existente sobre os ossos maxilares (a mandíbula é utilizada como referência neste caso). Dessa diferença, o ortodontista concluirá se sobrará ou faltará espaço. Assim, a decisão sobre extração é proveniente de um cálculo matemático.

Com relação às possibilidades de aprimoramento estético, o ortodontista realiza uma análise minuciosa do terço inferior da face do paciente e decide se este se beneficiaria ou não de extrações e quais os dentes deveriam ser extraídos.

As mudanças no perfil e na face do paciente, quando extrações são decididas de forma consciente, podem ser extremamente positivas, principalmente na posição dos lábios, como apresentado na foto.

Por fim, vale lembrar, que quando extrações são consideradas para fins ortodônticos, geralmente dois ou quatro pré-molares são extraídos e os espaços destas extrações são fechados, na maioria dos casos, em menos de um ano.

Confira a matéria completa em Lu Lacerda