26/02/2020

Informações sobre os sisos

Constantemente falamos sobre os dentes sisos com os pacientes. Últimos a nascer, são os terceiros molares da arcada dentária. Eles iniciam sua formação por volta dos 12 anos de idade e aparecem, geralmente, entre os 16 e os 20 anos. E por que, às vezes, eles não erupcionam? Ou por falta de espaço, ou por mal posicionamento do dente, e, existe também a hipótese de algumas pessoas não os possuírem. Todos os dentes desempenham uma função no processo de mastigação. Dentes não deveriam ficar inclusos e, portanto, quando não erupcionam, considera-se a extração.

sisos podem causar problemas

Segundo Danilo Passeado Branco Ribeiro, cirurgião bucomaxilofacial, professor titular da UERJ, sisos podem causar danos aos dentes vizinhos — reabsorções e cáries — ou mesmo possíveis degenerações como, por exemplo, cistos. O especialista alerta, ainda, que quando o siso erupciona parcialmente,  pode provocar inflamação da gengiva ao redor do dente, denominada pericoronarite. Abscessos, irritação local, dor, edema e limitação da abertura de boca são outros sintomas associados ao siso.

Quando existe um quadro de inflamação na região dos sisos, deve-se realizar inicialmente a higiene rigorosa do local, com bochechos e antissépticos. O tratamento incluirá o controle da inflamação com medicação apropriada e, possivelmente, a remoção do dente assim que possível

Radiografias permitem ao dentista verificar se os sisos existem e se esses têm espaço para nascer. Por volta dos 15 anos de idade é possível e necessário realizar esta avaliação por meio de uma radiografia panorâmica simples. Caso alguma alteração seja percebida, e se opte pela extração, esta deve ser feita preferencialmente antes dos 18 anos, pois as raízes não estão completamente formadas e a remoção e o pós operatório são muito mais tranquilos.

Gustavo bastos dentista rio de janeiro e são paulo

Leia a matéria completa em Lu Lacerda