13/12/2022

Primeira Visita Ao Ortodontista

Pais zelosos sempre querem o melhor para seus filhos e, informados sobre o que devem observar, podem escolher o momento adequado para permitir o início do tratamento ortodôntico deles.

Antes de tudo, é importante deixar claro que nem todas as crianças precisam usar aparelhos ortodônticos. Tudo bem, que sob a ótica de um ortodontista, qualquer dente torto é merecedor de um ajuste e que os anseios estéticos influenciam em muito as decisões de hoje. Mesmo assim, nem sempre é hora de iniciar o tratamento.

Acredito que, em termos de saúde dos dentes, muitas são as dúvidas e o tratamento ortodôntico talvez seja uma das mais recorrentes. Afinal, quando devemos nos preocupar com isso?

A resposta é muito simples: Salvo algumas exceções, o tratamento ortodôntico nas crianças deve começar na época em que elas estão crescendo mais. Esta fase corresponde ao início da adolescência e pode ser estimada nas meninas em torno dos 10 aos 12 anos e nos meninos entre os 12 e 14 anos de idade. A grande maioria dos tratamentos deve começar por volta desta idade, e segundo a literatura científica mais recente, não há benefício em começar antes disso, salvo algumas exceções.

E para detectar se existe alguma “exceção”, a American Association of Orthodontist recomenda que a primeira visita ao ortodontista deve acontecer entre os 7 e 8 anos de idade. Nesta idade as crianças geralmente já estão trocando os dentes de leite pelos permanentes e também já possuem os primeiros molares permanentes na boca.