05/02/2023

Estética do Rosto e Ortodontia

Definir a beleza do rosto ou do sorriso pode ser tarefa bastante subjetiva. Na Odontologia, são os ortodontistas os que mais se dedicam ao estudo da harmonia facial, pois são eles que dispõem de recursos para fazer grandes mudanças no sorriso e na face.

Existem muitos estudos científicos que estabelecem normas e padrões estéticos para orientar os ortodontistas. A Linha que tangencia o queixo e o lábio inferior expressa bem a diferença entre um perfil mais “cheio” e convexo de um perfil mais reto e equilibrado

Um exercício muito prático para testar esta linha, conhecida como Linha Z, é usar o próprio dedo indicador, e observar a posição da ponta do dedo ao tocar o queixo e o lábio. Em recente congresso da Associação Americana de Ortodontia, no Havaí, este assunto foi abordado e a análise dos rostos em perfil de estátuas gregas a celebridades foi novamente sugerida. Rostos considerados belos invariavelmente apresentam a linha Z harmoniosa (entre a base e a ponta do nariz).

Muitas pessoas não sabem que um tratamento ortodôntico bem conduzido pode melhorar muito a harmonia de um rosto. Utilizando por exemplo a linha Z como referência, o ortodontista pode optar por remoções dentárias ou cirurgias dos maxilares para atingir melhor posição dos lábios e harmonia facial.

Mudança do perfil após extrações. Observe a mudança da linha Z após o reposicionamento do lábio inferior.

Há muitos padrões e critérios de análise da face e do perfil à disposição do ortodontista. A posição dos lábios superior e inferior tem grande relevância na harmonia facial. Essas informações devem ser esclarecidas e apresentadas da melhor maneira possível aos indivíduos que desejam realizar o tratamento ortodôntico. Deixar de lado preconceitos com relação à remoção de dentes e às cirurgias faciais permitirá, quando indicado, que o ortodontista entregue resultados mais saudáveis, funcionais, duradouros, e estéticos.

Veja nossos resultados