16/02/2023

Nove perguntas sobre Tratamentos estéticos na odontologia

Em tempos de a-imagem-é-tudo-o-resto-é-quase-nada, é difícil encontrar alguém que nunca tenha mexido nos dentes (Por exemplo os participantes do Reality Show BBB). A proximidade dos grandes eventos, como o carnaval, amplia a procura por procedimentos estéticos, além da correção dos dentes ou do sorriso-pastilhas-mentex. Falamos com Gustavo Bastos, nome reconhecido, além de autor de três livros sobre as aplicações da informática e Internet na Odontologia e na Medicina, para ouvi-lo sobre o assunto. Com consultórios no Rio e em São Paulo, Gustavo já embelezou muitos sorrisos, sem se ligar em modismos. Participa, com frequência, de programas da TV Globo, como o “Bem-Estar” ou o “Mais Você”, sempre priorizando o bom-senso e o “menos é mais!”, mesmo sabendo que o menos não agrada à maioria. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), o Brasil é o segundo lugar do mundo em transformações estéticas odontológica – cresceu mais de 560% em 2021, perdendo apenas para os EUA e a China.

1. Nesta época do ano, verão e carnaval, a procura por tratamentos estéticos aumenta? Pode comentar sobre isso?

Sim, realmente a procura por tratamentos estéticos aumenta em épocas festivas, mas não apenas antes do carnaval; antes das festas de fim de ano, a procura também cresce. E ainda temos os casamentos, as festas de 15 anos, formaturas e várias outras comemorações. O brasileiro é um povo alegre e sempre há motivos para um upgrade no sorriso!

2. Qual o procedimento mais pedido nos últimos tempos e por quê?

Depende da idade. Para pacientes adultos, as facetas e as lentes de contato dental são, sem dúvida, um dos procedimentos mais procurados. Trata-se de lâminas de cerâmica bem finas que são coladas sobre os dentes. O termo “lente de contato”, muito usado no Brasil, remete a essa espessura reduzida. Podem proporcionar excelentes resultados como, por exemplo, restabelecer a forma, posição e cor de dentes desgastados, quebrados, manchados ou escurecidos. Os jovens têm procurado muito por clareamento dos dentes e pelos alinhadores invisíveis para correção ortodôntica. Com o avanço da ortodontia e a possibilidade de tratamento sem os “brackets” colados aos dentes, vemos, cada vez mais, a procura pela correção do sorriso através desses aparelhos.

3. Como temos visto por aí, as pessoas estão perdendo a mão nos procedimentos (a exemplo dos dentes “mentex” no BBB23) e, em vez das fotos antes e depois valorizarem o rosto, as pessoas têm descoberto, por muitas vezes, que o antes era muito melhor. Por que as pessoas estão com a imagem tão distorcida?

Quando falamos em procedimentos estéticos, o ideal é que as pessoas busquem uma melhor versão de si, e não apenas a reprodução do que ficou interessante em outras pessoas. Percebo uma ansiedade muito grande na busca por resultados que, às vezes, são inatingíveis. Procedimentos estéticos devem ser muito bem explicados, com profissionais capacitados e que possam não apenas esclarecer todas as dúvidas como, também, executá-los da melhor maneira possível, evitando exageros. Às vezes, o que fica bem para um paciente, não vai funcionar tão bem para outro. Por outro lado, se existem exageros com relação a cor e volume (dentes mentex) também existem muitas pessoas com belos sorrisos onde não é possível perceber que se beneficiaram de tratamentos com laminados cerâmicos. O que deve prevalecer é o bom senso.

4. Acredita que a “culpa” dessa distorção pode ser a vida e corpos perfeitos mostrados nas redes? (daí, só a recomendação de um psiquiatra...) Já chegou a fazer isso??

Sem dúvida o mundo digital em que vivemos instiga ainda mais o desejo das pessoas em se assemelharem a padrões estéticos e de beleza postados nas mídias sociais. Vale lembrar que filtros e photoshop podem turbinar e distorcer a realidade. A medicina e a odontologia tem evoluído muito e oferecem inúmeros tratamentos que nos permitem melhorar esteticamente, mas isto não significa que devemos recorrer a tudo de forma indiscriminada, como falei acima, devemos valorizar a nossa individualidade e buscar a nossa melhor versão. Me preocupa mais o efeito das mídias sociais nas pessoas mais jovens, que são ainda mais suscetíveis a essas distorções e modismos e que já nasceram neste mundo digital de exageros. Cabe a nós, dentistas, identificar a vontade de cada paciente e esclarecer muito bem os procedimentos antes de executá-los.

5. É comum a gente ver os processos de antes e depois em vídeos e mídia social. Você é contra ou a favor?

Com a quantidade de informações que existem na internet e mídias sociais, os pacientes chegam no consultório já sabendo muito sobre os procedimentos que oferecemos. Se houver a devida autorização dos Conselhos Profissionais e do paciente, penso que os "antes e depois" podem ilustrar bem os procedimentos. Mas atenção, é necessário entender se o procedimento mostrado se adequa ao caso do paciente. Às vezes o menos e mais!

6. Desfazer um trabalho, você já passou por isso? Se sim é simples? Vc já passou por isso?

Sim, a substituição de trabalhos é rotina em consultórios odontológicos de um modo geral. A odontologia evoluiu e as pessoas buscam por resultados e materiais mais modernos. Não critico trabalhos realizados por outros profissionais, principalmente por não saber o contexto do tratamento. É necessário ouvir com muita atenção os pacientes para entender seus anseios. Principalmente quando o assunto é estética onde existe um grau de subjetividade. Menos ansiedade e mais cautela nas escolhas e decisões. Prefiro sempre os trabalhos mais naturais!

7. Já teve que negar atendimento justamente por pedirem um procedimento exagerado seguindo as “tendências” da moda?

Com certeza! Não é incomum pacientes muito jovens chegarem no consultório querendo realizar facetas e lentes, sem saber dos detalhes do procedimento. Às vezes, um leve clareamento pode ficar muito melhor nos mais jovens. Facetas e lentes podem, de fato, corrigir a posição dos dentes e deixar o sorriso mais bonito, mas devem ser executadas após exame minucioso da saúde e função dentária. Alguém com problemas de gengiva e cáries deve, primeiro, resolver as prioridades de saúde antes de decidir sobre a estética . Como disse anteriormente, ouvir bem o paciente é muito importante, até mesmo para contra indicar um tratamento que pode não ser prioridade ou solução para as expectativas de quem nos procura.

8. O que pode dar errado nesses procedimentos, como facetas, lentes, harmonização facial entre outros?

Com relação aos resultados estéticos, geralmente são os exageros que chamam a atenção de forma negativa. Dentes com muito volume, muito grandes, muito brancos, que não são naturais podem ficar estranhos e artificiais. Com relação à saúde dos dentes, por mais que sejam procedimentos seguros, excessos de tratamento podem causar desde uma leve sensibilidade até mesmo a perda de um dente. Quando se opta por mudar a forma e a posição de um dente, devemos lembrar que existem gengivas e arcadas dentárias que devem se manter em harmonia e sintonia com os trabalhos protéticos. Recomendo que os pacientes procurem sempre por dentistas que sejam especialistas em suas áreas de atuação.

9. O que você diz sobre harmonização facial?

Muitos dentistas atuam na área de harmonização facial – é uma especialidade nova na Odontologia. Nós, aqui no consultório, não oferecemos esses tratamentos de harmonização, mas tenho vários colegas dentistas que praticamente só atuam nessa área, atualmente.

Leia a matéria completa em Lu Lacerda